A ascensão das câmeras PTZ na produção de vídeo

A ascensão das câmeras PTZ na produção de vídeo

Você provavelmente já viu câmeras PTZ no fundo de suas transmissões esportivas e reality shows favoritos, mas há uma chance de você não saber exatamente o que elas são ou por que são usadas. Pense em câmeras pan-tilt-zoom, comumente conhecidas como câmeras PTZ , como um cruzamento entre uma câmera de segurança e uma filmadora. Assim como as câmeras de segurança, elas podem ser acessadas e controladas de um computador ou smartphone no local ou em um local totalmente diferente. Os sensores dentro de uma PTZ são muito mais próximos dos que você vê em uma filmadora, produzindo imagens mais nítidas, coloridas e realistas do que o vídeo estéril de uma câmera de segurança. As câmeras PTZ vêm em todos os formatos e tamanhos, com algumas custando centenas de dólares e outras custando centenas de milhares. Como elas passaram a dominar tanto a produção de televisão e vídeo? Existem algumas razões principais, correspondentes aos seus maiores benefícios.

Câmera Sony SRG-A40/N 4K PTZ com NDI|HX, IA integrada e zoom óptico de 20x

Enquanto as câmeras de segurança tradicionais estavam crescendo em uso e avançando em recursos ao longo do século XX, os equipamentos de controle de movimento também estavam se desenvolvendo no mundo do cinema. Esses equipamentos surgiram quando as equipes colocaram câmeras de filme de 35 mm em braços robóticos que podiam ser programados com movimentos repetíveis. Isso foi uma grande vantagem para o trabalho fosco e efeitos especiais em filmes como o Star Wars original em 1977. Embora sejam extremamente complexos, caros e quebráveis, esses equipamentos de controle de movimento robótico ainda são usados ​​em toda a indústria cinematográfica e de TV hoje em produções que precisam de movimentos de câmera precisos e replicáveis ​​e o melhor dos melhores em fidelidade visual. É um forte contraste com a qualidade de vídeo da câmera de segurança, que permaneceu utilitária acima de tudo, valorizando clareza, nitidez e campo de visão acima de qualquer coisa estilística ou interpretativa. Ainda assim, no final do século, muitas câmeras de segurança podiam fazer panorâmica, inclinação e zoom por meio de comandos remotos, com um formato cada vez menor que era muito mais fácil de gerenciar do que os volumosos equipamentos de controle de movimento vistos em sets de filmagem.

Pacote de câmera e controlador PTZOptics Producer 4K

Quando esses dois mundos colidiram é motivo de debate, mas muitos apontam para o lançamento da AW-PH300 pela Panasonic em 1999, uma cabeça de inclinação panorâmica que podia ser operada remotamente e integrada à câmera box AW-E600 da marca. Demorou quase mais uma década para que essas duas peças se fundissem com competência, já que 2008 marcou o lançamento da Panasonic AW-HE100, uma câmera PTZ totalmente realizada, capaz de streaming IP e controle serial, as duas peças-chave do quebra-cabeça. A AW-HE100 foi rapidamente implantada no reality show da CBS Big Brother e cresceu em uso a partir daí. Os sensores nos primeiros modelos PTZ eram muito menores do que são hoje, e os controles eram mais básicos, mas a indústria da televisão rapidamente percebeu os benefícios dessas novas câmeras. Ângulos de câmera estáticos eram usados ​​há muito tempo para transmissão de estúdio e esportes, mas ao substituí-los por PTZs, os operadores remotos podiam reenquadrar e fazer ajustes de foco e exposição em tempo real a partir de uma sala de controle central.

Pacote de câmera e controlador PTZOptics Producer SE

Com o aumento do uso, veio o aumento da inovação, e logo as câmeras PTZ se tornaram mais compactas, menos caras e amplamente utilizadas em uma variedade de locais de apresentação. O bloqueio de 2020 fez o uso de PTZ disparar, com muitos escritórios, instituições governamentais e casas de culto usando-as para streaming e videoconferência. Esse crescimento de popularidade veio junto com novos recursos interessantes, como rastreamento de assunto, resolução 4K e funcionalidade NDI|HX. O rastreamento de assunto provou ser especialmente popular, continuando a evoluir a cada ano. O hardware PTZ também melhorou, com sensores maiores, velocidades de movimento mais rápidas e maior durabilidade, especialmente para modelos de uso externo. Os sensores maiores aumentaram a qualidade do vídeo de PTZs de ponta para algo que pode ser facilmente cortado junto com câmeras de produção padrão. Os controladores PTZ também avançaram, com maior funcionalidade, telas maiores e opções de comunicação baseadas em rede mais confiáveis. As PTZs agora atingiram o ponto ideal de preço e conjuntos de recursos, com opções econômicas ainda capazes de ótimos resultados e opções premium competindo com câmeras de transmissão de ponta.

Câmera Sony SRG-A40/N 4K PTZ com NDI|HX, IA integrada e zoom óptico de 20x

Então, quais são alguns ambientes que mais podem se beneficiar do uso de PTZ? Os clássicos sempre serão estúdios de produção, esportes, shows e locais de culto. Você pode colocar PTZ em posições difíceis de alcançar, onde nenhum operador caberia, e ter uma pessoa controlando várias câmeras, e então intercalar essas câmeras com outros ângulos com um comutador de vídeo. Você pode então transmitir o produto final ao vivo e gravá-lo para a posteridade ou edição futura. Novos ambientes onde PTZ estão encontrando seu lugar incluem salas de aula e auditórios para auxiliar no aprendizado online, salas de cirurgia de hospitais para documentar procedimentos sem atrapalhar, e salas de reunião de escritórios que querem videochamadas mais dinâmicas. Os criadores de conteúdo baseado em culinária também estão colocando câmeras PTZ em suas cozinhas para capturar ângulos e movimentos únicos. Se você quiser adicionar ângulos extras a uma filmagem, mas não tem muito espaço ou operadores de câmera, experimente PTZs, elas podem ser a solução que você está procurando.

Câmera FeelWorld SDI/HDMI PoE PTZ com zoom óptico de 20x

Como você usa câmeras PTZ ? Você acha que elas têm alguma vantagem ou desvantagem única que esquecemos de mencionar? Deixe-nos saber na seção de comentários. E se você tiver dúvidas sobre câmeras PTZ, sinta-se à vontade para nos ligar, iniciar um bate-papo ou nos visitar na NYC SuperStore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *