Os melhores produtos Apple para cineastas
É uma verdade universalmente reconhecida, que qualquer pessoa criativa ou artista deve usar regularmente um dispositivo Apple (ou se pergunta se deveria). iPhones, iPads e MacBooks — todos eles se tornaram onipresentes nas últimas duas décadas, especialmente entre os artistas. Mas algum desses dispositivos é realmente útil para cineastas ou são apenas uma distração? Vamos descobrir!
Qual iPhone é melhor para cineastas?
Todo mundo sabe o que é um iPhone, mas pergunte a alguém se você está melhor com um iPhone 16 comum, um 16 Pro, um 16 Pro Max ou um SE, e prepare-se para um suspiro profundo. Se você está planejando gravar um vídeo da mais alta qualidade possível, isso só será possível com o formato de gravação ProRes nas variedades Pro e Pro Max. O ProRes será o formato menos compactado possível e tornará sua filmagem mais adaptável para gradação de cores criativa na pós-produção, especialmente se você estiver tentando combiná-la com câmeras mais pesadas. Se você não precisa de gravação de alta qualidade, qualquer iPhone serve, pois você o usa principalmente para fazer anotações, fazer chamadas, enviar mensagens de texto e e-mails e fazer mais das tarefas de produção de menor intensidade que qualquer cineasta enfrenta com frequência.
No que diz respeito a aplicativos, os cineastas devem baixar um aplicativo de rastreamento solar como o Sun Seeker para que saibam quando e de onde a luz do sol virá durante suas filmagens. Outro tipo útil de aplicativo é um simulador de câmera como o LensKit. Esse tipo de aplicativo permite que você veja qual seria seu campo de visão com várias câmeras e lentes, ajudando você a acelerar o planejamento de tomadas e a ser um cineasta mais eficaz.
Leia mais : O melhor MacBook Pro para fotógrafos
MacBook Pro vs. MacBook Air para cineastas
Novamente, o que pode parecer uma escolha simples no início pode ficar muito mais complicado, pois cada tipo de Macbook tem diferentes opções de armazenamento, poder de processamento e tamanho de tela. Mas para manter as coisas simples, podemos olhar para isso de forma semelhante a como abordamos o iPhone. Se você vai fazer qualquer tipo de edição séria em seu laptop, compre um Macbook Pro , de preferência com os novos chips M4. Se você também estiver fazendo algum trabalho gráfico e de efeitos, atualize a CPU, GPU e Memória Unificada. Se você estiver usando seu laptop principalmente para planejamento, agendamento e outros tipos de trabalho administrativo, um Macbook Air pode cobrir você totalmente, enquanto economiza espaço na bolsa, esforço nas costas e algum dinheiro suado. Se fizer alguma edição ou gráficos muito leves, a mesma sugestão de CPU, GPU e Memória Unificada intensificada se aplica.
Não importa qual caminho você escolher, uma tela maior é útil se você for assistir a muito conteúdo de vídeo, enquanto uma tela menor faz mais sentido se você estiver tentando simplificar sua configuração e conectá-la a monitores externos para sessões de trabalho mais longas.
Leia mais : MacBook Pro M3 vs. MacBook Pro M4
Mac Studio vs. Mac Pro vs. Mac mini vs. iMac
E se você for um cineasta que trabalha principalmente em um escritório, estúdio em casa ou em uma configuração mais permanente? Você pode obter muito mais retorno pelo seu dinheiro olhando para o conjunto de opções de computação doméstica da Apple. Não quero soar como um disco arranhado, mas o caso de uso mais uma vez será o grande fator determinante aqui. Se você faz muito trabalho de edição, considere o Mac Studio por seus altos benchmarks, grande variedade de portas e tamanho relativamente compacto. Se você estiver adicionando trabalho gráfico intensivo a isso, dê uma olhada nos Mac Pros de ponta . Eles são supercarregados em especificações e podem ser construídos conforme o seu coração desejar, mas os preços podem ser uma pílula difícil de engolir.
Se você é um cineasta que entrega suas filmagens para editores dedicados, toda essa potência pode ser desperdiçada. Considere um Mac Mini se você já tem um monitor ou um iMac se não tiver. Eles podem não mastigar filmagens 6K, mas são mais do que capazes de lidar com todo o seu trabalho de pré-produção e administração, bem como necessidades básicas de edição e pós-produção. Um Mac Mini com especificações aprimoradas pode ser uma opção estelar para diretores que só se envolvem em edição.
Leia mais : Apple Mac Studio para o cineasta independente
iPads e o Studio Display para cineastas
OK, então você tem seu computador e telefone, mas e os verdadeiros recursos que a Apple pode lhe oferecer? Os Apple Studio Displays e Pro Displays podem ser pareados com um laptop ou desktop para obter uma visão clara, nítida e com cores precisas em qualquer tipo de trabalho criativo. Esses monitores são calibrados imediatamente, então não precisa mais se preocupar com tabelas de cores ou temer as temidas mudanças de magenta.
Um iPad , iPad Mini ou iPad Air também pode ser uma excelente compra se você estiver procurando um dispositivo portátil para escrever, ler e planejar. Sua tela de alta resolução também pode ser ótima para monitoramento no set ou para folhear documentos de planejamento, como storyboards e listas de tomadas. Os iPad Pros são até mesmo capazes de edição leve e trabalho gráfico, com programas profissionais como Final Cut Pro e DaVinci Resolve ostentando aplicativos personalizados para iPad desenvolvidos para aproveitar a tela sensível ao toque brilhante e colorida.
Quais produtos da Apple foram os mais essenciais na sua prática cinematográfica? O que os torna tão úteis? Deixe-nos saber na seção de comentários.