Os melhores drones de cinema para produção de filmes

Voar para os céus para capturar imagens de tirar o fôlego nunca foi tão fácil. Os drones modernos não são apenas ferramentas incríveis para fazer filmes, eles também estão se tornando mais acessíveis e baratos. Os cineastas que desejam voar vão querer encontrar algo que possa capturar imagens cinematográficas com facilidade. Felizmente, há muitas opções disponíveis hoje. Seja você um criador de conteúdo iniciante, um cineasta profissional ou qualquer coisa entre os dois, há um drone para você.

O que torna um drone “cinematográfico”

A conversa sobre se um drone pode ou não produzir imagens cinematográficas começa e termina com o sistema de câmera. Felizmente, a qualidade da imagem é determinada pelos mesmos fatores no ar e em terra. Ao falar sobre criar imagens cinematográficas, estamos analisando alguns fatores-chave:

  • Sensor de imagem
  • Lentes)
  • Resoluções e taxas de quadros
  • Estabilidade

Quando se trata do sensor de imagem, maior é sempre melhor. Sensores maiores podem capturar imagens com profundidade de campo mais rasa — uma parte marcante do visual cinematográfico. No entanto, ao fotografar de um drone, obter a separação do fundo do assunto geralmente não é o componente mais crítico — a faixa dinâmica é muito mais importante ao capturar paisagens amplas e obter uma aparência “profissional” em suas filmagens de drone. Sensores de imagem maiores são conhecidos por fornecer imagens com mais faixa dinâmica e menos ruído, resultando naquelas vistas deslumbrantes pelas quais o vídeo aéreo é conhecido.

Um sensor não é nada sem a lente na frente dele. Os drones oferecem uma variedade de opções, embora a mais comum seja geralmente uma câmera principal com uma ótica grande angular que permite aos pilotos capturar belas paisagens com facilidade. Se você está procurando mais variedade em suas fotos, então um drone com várias câmeras e lentes — muito parecido com os conjuntos de smartphones modernos — fornecerá essa versatilidade. Você também pode optar por uma lente de zoom, que oferece opções de distância focal e a capacidade de realizar alguns truques de câmera exclusivos, como um zoom dolly para efeitos exclusivos.

Além da distância focal, vale a pena dar uma olhada na abertura também. Aberturas fixas são comuns, fazendo com que os fotógrafos dependam de filtros ND e outras configurações da câmera para acertar a exposição. Aberturas variáveis ​​podem ajudar a ajustar a aparência, mantendo taxas de quadros cinematográficas (leia sobre a regra do obturador de 180 graus para mais informações). Aberturas mais rápidas (leia-se: maiores) também deixarão entrar mais luz, resultando em filmagens mais limpas e com menos ruído, e tornando mais fácil filmar em condições desafiadoras, por exemplo, ao nascer e pôr do sol, que são ótimos momentos para capturar filmagens de drones.

Vale ressaltar que alguns drones oferecem a possibilidade de usar suas próprias lentes ou sistema de câmera, o que dará aos cineastas o maior controle e a melhor qualidade possível.

A resolução é fácil hoje em dia, pois praticamente tudo dos últimos anos vai ostentar 4K e isso é tudo o que você precisa. Alguns drones de ponta oferecem filmagens em 6K ou até 8K — o que pode fornecer vantagens em detalhes gerais, bem como espaço de corte na pós-produção — mas nem mesmo muitos profissionais verão grandes vantagens nisso. O que é mais valioso verificar são as opções de taxa de quadros. Drones mais limitados limitarão seu 4K a 30 fps, enquanto ofertas mais avançadas oferecerão taxas de quadros rápidas nessas configurações UHD. A câmera lenta é uma ferramenta útil além de apenas obter ação mais lenta, ela pode ser usada para suavizar tremores na filmagem e tornar a trepidação menos perceptível.

Isso nos leva à estabilidade. Drones não apenas obtêm filmagens estáveis ​​sem a magia tecnológica dos gimbals. Garantir que um gimbal tenha mais eixos de estabilização e talvez uma classificação de compensação mais alta garantirá que as filmagens permaneçam estáveis ​​mesmo quando uma rajada de vento soprar ou quando você estiver tentando alguns movimentos mais acrobáticos. Uma opção mais nova são os drones que oferecem a capacidade de alternar da orientação horizontal para a vertical — criadores de conteúdo de mídia social devem verificar esse recurso.

Além do hardware da câmera principal, há muitas outras funções que podem tornar um drone mais adequado para a produção de filmes aéreos do que outros. Estas são as principais características:

  • Perfis HDR e Log Gamma
  • Codecs
  • Evitação de Obstáculos
  • Funções específicas do cineasta

A faixa dinâmica é um dos indicadores mais importantes de imagens profissionais e cinematográficas, e os perfis HDR e log gamma são a melhor maneira de realizar todo o potencial do seu sistema de imagem. Esses perfis de filmagem irão espremer o máximo de informações possível na imagem e tornar os clipes adequados para fluxos de trabalho de pós-produção modernos e gradação de cores. E, como mencionamos anteriormente com a conversa sobre sensores, ter uma faixa dinâmica mais ampla é essencial para obter filmagens com aparência profissional. Um céu estourado ou sombras esmagadas são uma indicação clara de técnica de filmagem ruim ou equipamento mais limitado.

Ter um codec robusto é essencial para aproveitar ao máximo sua filmagem. Mesmo os melhores sensores de imagem e lentes só podem ser tão bons quanto o codec usado para gravar a filmagem. Raw é uma opção em alguns drones de ponta e é o melhor dos melhores, embora tenha um custo de armazenamento com suas taxas de dados muito altas. Codecs intermediários como ProRes funcionarão bem para pós-produção. Além disso, usar codecs compactados modernos como HEVC/H.265 combinados com uma alta taxa de bits e profundidade de 10 bits resultará em ótima qualidade sem os tamanhos de arquivo enormes.

Embora não seja um recurso projetado especificamente para produção cinematográfica, a prevenção de obstáculos é incrivelmente útil para todos os pilotos de drones. Colocar uma série de sensores ao redor do drone faz com que você possa se preocupar mais em acertar a cena e menos com as árvores pelas quais está navegando. Além disso, os sensores de prevenção de obstáculos tornam o drone mais seguro para operar e isso é sempre uma grande vantagem. Outro benefício de todos esses sensores é que os fabricantes de drones começaram a usá-los para funções de voo automatizadas que são projetadas para cineastas.

Isso nos leva muito bem às funções específicas do cineasta. Embutidos em muitos drones estão modos de filmagem programáveis ​​e funções que permitirão aos pilotos programar um movimento como um dolly ou um círculo ou até mesmo um follow analisando a filmagem, travando em um assunto e decolando. Os sensores evitarão que o drone bata em algo, ao mesmo tempo em que garantem que o movimento em si seja suave e pronto para o filme. Também vale a pena verificar se outras técnicas de filmagem, como lapso de tempo e hiperlapso, estão disponíveis no drone, pois essas técnicas mais tradicionais se tornam muito mais difíceis de executar ao pilotar manualmente um drone.

Melhor drone de cinema para cineastas sérios: DJI Mavic 3 Pro Cine

As palavras “pro” e “cine” estão bem ali no nome do DJI Mavic 3 Pro Cine e por um bom motivo. É o melhor drone independente para produção de filmes disponível hoje. A plataforma Mavic 3 Pro apresenta um impressionante Triple Camera Array que inicia uma câmera Hasselblad e um sensor Four Thirds — enorme para sistemas de drones compactos. A qualidade da câmera principal é impressionante e as câmeras telefoto duplas adicionam variedade com opções de zoom de 3x e 7x. Garantindo que atingimos os destaques, o Mavic 3 Pro oferece 5.1K 50 fps, DCI 4K 120 fps, modo de cor D-Log M de 10 bits, HLG HDR, Night Shots, Hyperlapse e uma lista quase infinita de outros recursos. Este drone verifica todas as caixas que listamos acima.

DJI Mavic 3 Pro Cinema
DJI Mavic 3 Pro Cinema

A versão “Cine” do Mavic vai um pouco mais longe para a produção cinematográfica profissional com a adição de gravação ProRes, um SSD de 1 TB integrado e uma conexão de 10 Gb/s para tornar as transferências de arquivos rápidas. Para os chamados drones “prosumer” dessa variedade, o rótulo e os recursos Cine aumentam o preço. Se você puder viver sem as funções extras do modelo Cine, ainda poderá aproveitar o mesmo sistema de câmera na configuração base do Mavic 3 Pro.

Melhor drone de cinema para uma produção cinematográfica ainda mais profissional e full-frame: DJI Inspire 3

Não consegue abrir mão do sensor ou das lentes full-frame do seu sistema de câmera terrestre? Para isso, você vai querer dar um passo à frente para o DJI Inspire 3. Com a câmera gimbal Zenmuse X9-8K, os cineastas poderão trazer suas próprias lentes, desde que se adaptem à montagem DJI DL — e façam uso do sensor de imagem full-frame do sistema. Esta é essencialmente a mesma câmera que a Ronin 4D-8K, que encontrou seu caminho em alguns sets de filmagem de Hollywood como uma prova de sua qualidade. Este sensor full-frame pode gravar em 8K raw a até 75 fps e é incomparável com drones autônomos em termos de alcance dinâmico e detalhes.

DJI Inspire 3
DJI Inspire 3

Raw, 8K, full-frame e suas próprias lentes? O Inspire 3 é um drone difícil de superar se você está procurando o melhor que pode obter sem trazer sua própria câmera para a festa. As desvantagens do Inspire 3 são o preço e o tamanho. Este não é um drone que você pode facilmente jogar em sua mochila por capricho e até mesmo as baterias que você precisará para manter esta coisa no ar vão pesar você.

Melhor Drone de Cinema BYOC (Traga sua Própria Câmera): Sony Airpeak S1 e FREEFLY Alta X

Estamos entrando em imagens aéreas de altíssima qualidade ao olhar para drones que permitem que você traga seu próprio sistema de câmera. Drones como o Sony Airpeak S1 e o FREEFLY Alta X são plataformas de drones poderosas que permitem que você traga seu próprio gimbal e câmera. O da Sony é uma ótima escolha se você já filma com suas câmeras sem espelho Alpha ou câmera de cinema da série FX, pois o software é otimizado para esses sistemas. O FREEFLY é mais independente de sistema, embora o FREEFLY tenha algumas câmeras de ultra-alta velocidade interessantes que podem ser usadas. O Alta X será mais versátil para equipamentos de cinema profissionais, pois tem uma classificação de carga útil máxima de 35 lb.

FREEFLY Alta X
FREEFLY Alta X

Esses drones são enormes e caros e geralmente exigem um pouco mais de conhecimento técnico tanto da câmera quanto do drone para obter a funcionalidade correta. Você saberá se está procurando entrar nessa categoria.

Melhor drone de cinema para criação de conteúdo diário: DJI Air 3S

Voltando à realidade para o resto de nós, temos uma boa escolha para criação de conteúdo diário: o DJI Air 3S . Este drone atinge o ponto ideal de funcionalidade, tamanho e preço de drone. Relativamente acessível, relativamente compacto e leve, e ainda carregado com mais recursos de nível profissional, como um Sistema de Câmera Dupla, o Air 3S será a melhor escolha para a maioria das pessoas e especialmente para viagens.

DJI Air 3S
DJI Air 3S

Um sensor de 1” para a câmera grande angular principal fornece excelente qualidade de imagem para fotos e vídeos, enquanto uma câmera secundária de 70 mm fornece uma perspectiva tele exclusiva que permite que os atiradores cheguem ainda mais perto do assunto. As câmeras possuem 14 pontos de alcance dinâmico e gravação 4K 60 fps HDR (e 120 fps não HDR), que são alguns recursos de nível profissional. Adicione 45 minutos de tempo de voo, excelente prevenção de obstáculos mesmo à noite e toneladas de modos de rastreamento e captura automatizados e a maioria dos atiradores ficará muito feliz com o Air 3S como seu drone principal.

Melhor drone de cinema para mochileiros e especialistas em mídia social: DJI Mini 4 Pro

O truque principal do DJI Mini 4 Pro é o tamanho — ele tem menos de 249g, mas mantém recursos impressionantes como gravação HDR 4K a 60 fps, detecção de obstáculos de 360 ​​graus e 34 minutos de tempo de voo. Isso é o suficiente para convencer muitos a irem em frente, especialmente aqueles com espaço limitado na mochila, como caminhantes e entusiastas de atividades ao ar livre. O truque mais legal, no entanto, é a capacidade do gimbal de girar a câmera 90 graus para uma filmagem vertical verdadeira. Aproveite ao máximo esse sensor para capturar imagens prontas para mídia social da mais alta qualidade.

DJI Mini 4 Pro
DJI Mini 4 Pro

O sensor CMOS de 1/1,3” não é tão grande quanto os drones maiores, mas a DJI aproveita uma abertura rápida de f/1,7 e Dual Native ISO Fusion para garantir que a faixa dinâmica não seja comprometida neste modelo. Este é um drone pequeno com qualidade de imagem que supera em muito sua classe de peso.

Melhor drone para iniciantes: DJI Mini 4K

Pesando menos de 249 g — o número mágico para voos recreativos sem registro FAA — o DJI Mini 4K é uma opção de drone acessível e acessível para pilotos iniciantes. Apesar do tamanho ultracompacto, o Mini 4K oferece ótima qualidade de imagem em, você adivinhou, resolução 4K, o que o torna uma opção capaz para fotógrafos que estão apenas começando sua jornada com drones. É um drone básico, embora haja recursos suficientes retirados dos modelos de ponta da DJI que o tornam divertido e agradável para a criação de conteúdo.

DJI Mini 4K
DJI Mini 4K

Um benefício colateral é o preço acessível. Ninguém quer bater um drone — mesmo os “baratos”. Mas se formos honestos conosco mesmos, precisamos aceitar que é sempre uma possibilidade. Um drone mais leve e acessível não só suavizará o golpe na sua conta bancária, mas também em qualquer objeto que esteja no caminho do drone, o que o torna uma opção mais segura também. Aprenda aqui e passe para algo sério quando estiver confortável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *