Apple lança MacBook Pros e iMacs de última geração com chips da série M3

Apple lança MacBook Pros e iMacs de última geração com chips da série M3

Pouco antes do Halloween e durante o evento “Scary Fast”, a Apple revelou a família M3 de processadores para desktop . Os chips básicos M3, M3 Pro e M3 Max foram todos destacados com melhorias significativas nas últimas duas gerações. Para começar, a Apple equipou os MacBook Pros de 14″ e 16″ com várias opções M3, enquanto o iMac de 24″ vem com o chip M3 básico.

Apple MacBook Pro e iMac com chips M3 
Apple MacBook Pro e iMac com chips M3

Apple eleva a fasquia novamente com M3

Então, quão poderosos são exatamente os novos chips da Apple? Aprimorando a arquitetura do M2, o M3 oferece maior velocidade de desempenho e vida útil da bateria, enquanto o M3 Pro e o M3 Max levam esses recursos ainda mais longe. Os novos chips são construídos na mesma arquitetura de 3 nanômetros usada nos chips A17 dos modelos do iPhone Pro deste ano; esse design menor de 3 nanômetros permite que mais transistores caibam na mesma quantidade de espaço – de acordo com as estimativas da Apple, 5 bilhões a mais que o M2.

Junto com o M3 está a introdução de uma GPU de próxima geração, que a Apple afirma que marcará o maior salto na fidelidade gráfica para a plataforma Mac. O M3 suporta raytracing e a empresa apresentou Dynamic Catching, um novo recurso do chipset, que se traduz no nível de hardware no uso apenas da quantidade exata de memória necessária para cada tarefa.

Mais algumas especificações, cortesia da Apple, incluem velocidades de renderização até 2,5x mais rápidas do que a família de chips M1; Os núcleos de desempenho e eficiência da CPU são 30% e 50% mais rápidos do que os do M1, respectivamente; e o Neural Engine é 60% mais rápido que o Neural Engine da família de chips M1. Segundo a Apple, o M3 agora também suporta até 128 GB de Arquitetura de Memória Unificada.

Todos os três chips da família M3 também possuem um mecanismo de mídia avançado que fornece aceleração de hardware para os codecs de vídeo mais populares, incluindo H.264, HEVC, ProRes e ProRes RAW. E, pela primeira vez, o mecanismo de mídia agora suporta decodificação AV1, permitindo a reprodução eficiente de serviços de streaming para prolongar ainda mais a vida útil da bateria.

O modo de jogo no macOS Sonoma oferece uma experiência de jogo otimizada e funciona com todos os jogos para Mac, incluindo novos títulos como Baldur's Gate 3.

O M3 está se tornando um monstro de desempenho absoluto que de alguma forma consegue ultrapassar o chip M2 deste ano por uma margem bastante significativa. As melhorias baseadas em GPU também tornam a ideia de jogar no Mac ainda mais atraente.

Atualizações do MacBook Pro nos bastidores

Quanto aos próprios Macs, os novos chipsets estão chegando às principais versões de 14″ e 16″ do MacBook Pro. As versões M2 foram lançadas no início deste ano, por isso é um pouco surpreendente ver a Apple atualizá-las tão rapidamente. Todos os modelos de MacBook Pro ainda apresentam uma tela Liquid Retina XDR, mas com a capacidade de exibir conteúdo SDR, telas de até 600 nits – 20% mais do que antes. Os profissionais também obtêm um bom aumento para 22 horas de duração da bateria. Os Pros equipados com M3 Pro e Max agora também vêm em uma colorway Space Black muito elegante.

Todos os modelos de MacBook Pro apresentam uma tela Liquid Retina XDR para criar e desfrutar de conteúdo.
Todos os modelos de MacBook Pro apresentam uma tela Liquid Retina XDR para criar e desfrutar de conteúdo.

Aqui está uma rápida olhada em como o M3 pode afetar aqueles com fluxos de trabalho baseados no MacBook Pro:

  • O desempenho de renderização no Final Cut Pro é até 7,4x mais rápido que o MacBook Pro de 13″ com Core™ i7 e até 60% mais rápido que o MacBook Pro de 13″ com M1.2
  • O desempenho de filtros e funções no Adobe Photoshop é até 3x mais rápido que o MacBook Pro mais rápido baseado em Intel® e até 40% mais rápido que o MacBook Pro de 16″ com M1 Pro
  • A edição baseada em texto no Adobe Premiere Pro é até 1,7x mais rápida do que o MacBook Pro de 16″ baseado em Intel® e até 30% mais rápida do que o MacBook Pro de 16″ com M1 Pro.
  • A redução de ruído no Blackmagic DaVinci Resolve Studio é até 2,7x mais rápida que a do MacBook Pro mais rápido baseado em Intel® e até 65% mais rápida que a do MacBook Pro de 16″ com M1 Max.

O iMac agora está superalimentado pelo M3

Apple iMac de 24" com chip M3

A versão básica do M3 também estará disponível na linha de iMacs de 24″. Em termos de design, esses desktops multifuncionais coloridos permanecem os mesmos, mas oferecerão desempenho significativamente melhorado e velocidades 2x em relação à geração anterior equipada com M1 de 2021. E para aqueles que estão atualizando de um iMac baseado em Intel®, o novo iMac é até 2,5x mais rápido que os modelos mais populares de 27″ e 4x mais rápido que o modelo mais poderoso de 21,5″.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *