Como construir um kit de videografia portátil

Como construir um kit de videografia portátil com novos produtos

Quando você é um cinegrafista em movimento, a portabilidade é tudo. Seja uma filmagem de ação ao ar livre, uma filmagem em vários locais com entrevistas e b-roll ou um vídeo de carro que exija percorrer uma pista algumas vezes, a chave para montar seu kit de cinegrafista é uma combinação de qualidade, portabilidade e preparação. Vamos descrever o básico para criar seu próprio kit de videografia em movimento e sugerir alguns produtos úteis para ajudá-lo a começar.

Escolhendo uma câmera principal

Dependendo de seus requisitos de produção, a câmera que você escolher precisa suportar a extremidade superior da mídia. Embora 4K e superior seja favorável, você também deseja garantir que o tamanho do arquivo seja razoável quando estiver fora de casa por mais de 10 horas. Resoluções mais baixas ampliarão sua capacidade de mídia e são ótimas quando você não precisa da mais alta qualidade para algo como um vídeo do YouTube.

Para cores ricas, alta resolução, suporte de lente, portabilidade e versatilidade, sugerimos olhar para filmadoras cine compactas, sem espelho e câmeras DSLR como a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro, a Panasonic Lumix DC-S5 ou HC-X2 , a Canon EOS C70 ou R5 , JVC GY-HC500U ou GY-HM250SP ou Sony a7S III .

Blackmagic Design Pocket Cinema Camera 6K Pro
Blackmagic Design Pocket Cinema Camera 6K Pro

Você precisa de outra câmera?

A maioria das configurações de entrevista inclui uma segunda câmera para um ângulo secundário ou tomada de movimento. Muitos criativos usam seus smartphones como segunda (ou terceira) câmera, portanto, se a resolução e a profundidade de cor funcionarem para o nível de sua produção, vá em frente!

Existem muitas lentes, gimbals e kits disponíveis para equipar seu telefone como uma câmera de produção, e alguns até vendem gaiolas, gimbals e plataformas de nível profissional para o seu telefone. Se você deseja capturar b-roll ou fotos de ação, uma câmera gimbal como a DJI Pocket 2 é ótima para carregar ou a GoPro HERO11 para fotos montadas em um carro, barco, bicicleta ou drone.

DJI Bolso 2
DJI Bolso 2

Opções de lentes

Dependendo da produção, você provavelmente não precisará de muitas lentes. Para entrevistas, você vai querer um bom conjunto de primes para fotos estáticas e uma lente grande angular e/ou zoom para correr e disparar para evitar problemas de foco.

Lentes de kit ou zoom são um bom lugar para começar, com opções como Canon EF / Nikon F 24-70mm , Sigma EF 24-70 e zoom Canon EF / Sony E 24-105mm. Você também vai querer primos específicos para essas fotos de beleza.

Os adaptadores também são essenciais se você trabalha com várias câmeras diferentes. Essas ferramentas maravilhosas mantêm seus custos operacionais baixos porque permitem que você trabalhe a mesma rotação de lentes com diferentes sistemas de câmera. DZOFilm e Wooden Camera são exemplos de fabricantes terceirizados respeitáveis, embora grandes nomes como Canon e Nikon também tenham seus próprios adaptadores.

Por fim, se você tiver uma câmera cine full-frame, experimente um kit inicial de três lentes, que tem o tamanho certo para começar. E não se esqueça desses filtros de lente, especialmente o polarizador circular se estiver fotografando carros ou através de janelas para evitar reflexos e ofuscamento.

Segure firme

Você precisará de um tripé sólido para entrevistas e tomadas b-roll estáveis ​​ou estáticas — quanto mais leve, melhor quando estiver em movimento. É importante considerar uma cabeça robusta o suficiente para suportar o peso do seu equipamento, bem como um mecanismo de panning e um nível de bolha para garantir que você esteja equilibrado.

Algumas opções resistentes e leves incluem o tripé de fibra de carbono Manfrotto 635 FAST , o Cartoni Focus 12 Red Lock System , o sistema Sachtler flowtech 100 MS ou a versão flowtech 75 para configurações mais leves com uma cabeça de tigela de 75 mm.

Sachtler Flowtech 75 MS Tripé de Fibra de Carbono
Sachtler Flowtech 75 MS Tripé de Fibra de Carbono

Se você precisa ser móvel, um equipamento de ombro ou gaiola de câmera com alças irá ajudá-lo a segurar a câmera e mantê-la estável. Se você estiver usando uma Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro, por exemplo, a gaiola Tilta com alça superior permite que você carregue a câmera facilmente, além de adicionar vários acessórios.

Gaiola de câmera Tilta para câmera de cinema de bolso Blackmagic Design
Gaiola de câmera Tilta para câmera de cinema de bolso Blackmagic Design

Um equipamento de ombro como o Zacuto ACT Universal Cage Recoil Rig é outra ótima opção a considerar se você estiver trabalhando com uma câmera DSLR ou mirrorless. Seu design aberto permite aos usuários adicionar acessórios adicionais com facilidade, e seus componentes altamente ajustáveis ​​podem acomodar várias configurações com câmeras de tamanhos diferentes.

Outras opções incluem o kit básico de montagem de ombro da SmallRig , que oferece montagem de acessórios e suporte corporal confiável. Destinado a câmeras menores, este suporte de ombro é ótimo para estabilizar sua câmera enquanto oferece conforto em gravações longas.

O Pro Shoulder Rig da Camvate é outra boa opção, com alças de madeira elegantes, parafusos de montagem de câmera de 1/4″-20 e 3/8″-16 e uma placa de liberação rápida Manfrotto para troca fácil entre dispositivos.

equipamento de ombro profissional
equipamento de ombro profissional

Adicionar um foco de acompanhamento é útil se você estiver usando um equipamento de ombro enquanto estiver em movimento, para que não fique segurando a câmera quando estiver em movimento. O follow focus com fio da Tilta com paradas rígidas ou o Remote Air Pro da PDMOVIE oferecem capacidade de foco fácil em seu equipamento.

Para adicionar algum movimento usando um dolly ou slider, o edelkrone SliderONE e o iFootage Shark oferecem movimento remoto e motorizado de forma compacta. O controle deslizante leve de fibra de carbono da Axler é outra boa opção com um controle deslizante manual leve para pequenas configurações. Se você precisar fazer pan e tilt remotamente, o cabeçote motorizado Vidpro ou o kit de controle de movimento de 3 eixos Syrp Genie II podem ajudá-lo a obter fotos profissionais com um kit móvel.

Se você precisa aumentar o valor da sua produção, mas não tem espaço para uma lança, o leve Moza Slypod Pro combina um controle deslizante e um monopé em um que usa um motor telescópico e cabe facilmente no seu estojo de tripé. O Slypod é montado rapidamente em qualquer tripé e suporta plataformas de até 9 lb na horizontal e 20 lb na vertical, oferecendo uma variedade de ângulos e uma faixa telescópica de 11″.

Moza Slypod Pro Master Kit
Moza Slypod Pro Master Kit

iluminando a cena

Ter luzes LED portáteis alimentadas por bateria quando você está na estrada é uma obrigação. Há muitos para escolher, então durabilidade, portabilidade, brilho e cor serão seus melhores critérios para encontrar o kit certo. As luzes bicolores oferecem um espectro completo de temperatura de cor da luz do dia ao tungstênio, e você também deve ficar de olho em um dimmer de 0 a 100%.

Você vai precisar de uma boa duração da bateria por longos dias no campo, então considere algumas opções de baixo consumo de energia. Os cinegrafistas geralmente usam pequenas baterias da série L, que podem executar muitas ferramentas de filmagem diferentes, incluindo luzes menores, câmeras e monitores.

O Kit de Bateria L-Series da Core SWX é uma ótima opção. Inclui uma bateria de íons de lítio de 7,2 V e um carregador de viagem, fornecendo cerca de 2 horas de luz com um pouco menos do que a saída de luz máxima.

No que diz respeito à iluminação, o Aputure MC RGBWW é uma pequena luz LED com muita potência e cabe no seu bolso. Coloque alguns deles em uma grade e aproveite sua ampla gama de cores em muitas cenas diferentes. O kit de vlogging Rotolight Ultimate é ótimo para configurações portáteis e pode até caber em torno de um microfone shotgun na parte superior de sua câmera.

Kit Rotolight Ultimate VLogging
Kit Rotolight Ultimate VLogging

Se você está procurando um controle preciso da temperatura da cor, a Nanlux oferece um kit de luz pontual bacana nas opções bicolor, luz do dia e tungstênio. O kit também inclui um Fresnel e um estojo de vôo para aplicações de iluminação mais específicas e é ótimo para viagens. O holofote possui classificações CRI/TLCI incríveis de 96/97 para garantir uma renderização de cores precisa e pode ser escurecido de 0 a 100%.

O kit de voo Litepanels Lykos é outra ótima opção a considerar para viajantes frequentes. Inclui três painéis de LED Lykos+ com seus respectivos cabos de alimentação, suportes de luz, baterias e carregadores da série L, uma caixa flexível e um estojo de viagem rígido Pelican 1510 com o conjunto de espuma compatível

Kit de vôo de LED bicolor Litepanels Lykos+ com baterias
Kit de vôo de LED bicolor Litepanels Lykos+ com baterias

Dizem que o áudio é o mais importante

Gravar um bom áudio é uma parte importante e muitas vezes desafiadora das produções de campo. A gravação com várias fontes para complementar o áudio da câmera nunca é demais e pode ser realizada com um gravador como o Zoom H4n Pro , que fornece duas entradas XLR e dois microfones integrados para faixas ambientais adicionais.

Zoom H4n Pro
Zoom H4n Pro

Se você precisar de mais entradas e precisar mixar no campo, o Zoom F6 Field Recorder oferece um mixer/gravador durável e portátil, e o MixPre-3 , 6 ou 10 da Sound Devices oferece entradas XLR, bem como um gerador de timecode para sincronizar várias fontes. Em produções menores, o Portacapture X6 da Tascam é uma opção compacta que pode gravar até seis faixas simultâneas em ponto flutuante de 96 kHz / 32 bits.

Os microfones de lapela também são bons para ter à mão para entrevistas em fuga. A popular série EW da Sennheiser é sempre uma aposta segura, assim como o Wireless GO II da RØDE , que vem com dois transmissores convenientes para entrevistas.

RODE Wireless GO II
RODE Wireless GO II

Se a interferência sem fio for um problema, tente um lav com fio, como o Shure WL93 . Tem um tom suave, mas requer alimentação fantasma, então você pode querer tentar um lav como o Sony ECM-44B alimentado por bateria . Com qualquer uma das opções, você deve levar um cabo de extensão XLR caso precise de mais folga.

Como os microfones lav são omnidirecionais e captam o ruído ambiente, um microfone shotgun direcional é uma ótima solução como principal ou reserva. O RØDE VideoMic Pro é um microfone de baixo custo que pode ficar na sua câmera o tempo todo e vem com um suporte integrado para configurações mais leves. Para um alcance mais longo e excelente qualidade, um microfone como o Sennheiser MKH 416 oferece som rico com ruído muito baixo e funciona com alimentação fantasma.

Microfone Shotgun montado em câmera RODE VideoMic Pro
Microfone Shotgun montado em câmera RODE VideoMic Pro

Se você preferir a opção de usar bateria ou alimentação fantasma e um custo mais baixo, gostamos do AT897 da Audio-Technica , que oferece um filtro de corte de graves integrado e tom sólido. Existem vários suportes e hastes de câmera para segurar seu microfone shotgun, incluindo o aperto de pistola RØDE , para quando você precisar de um pouco mais de alcance.

Claro, há sempre o confiável SM58 da Shure, um microfone dinâmico que fornece um som claro, desde que você esteja bem com um microfone próximo ao rosto do sujeito. Em geral, você sempre deve ter um microfone reserva e sempre gravar com pelo menos duas fontes.

Microfone Dinâmico Cardióide Shure SM58-LC
Microfone Dinâmico Cardióide Shure SM58-LC

Nunca fique sem mídia de gravação

Se você está acostumado com o mundo dos documentários ou b-roll, sabe que nunca há o suficiente, então sempre tenha mídia/cartões SD suficientes para seu gravador de áudio e câmera de vídeo. Se estiver fazendo vídeo em câmera lenta ou gravando com alta taxa de bits/resolução, certifique-se de ter cartões rápidos e de grande capacidade.

Além disso, é útil organizar seus cartões em um estojo para protegê-los. A Estojo para Cartão de Memória 0915 da Pelican é uma ótima opção para isso. Ele pode armazenar até 12 cartões SD, seis miniSD e seis cartões microSD e possui um selo resistente à água. Nunca é demais criar um sistema de rotulagem que identifique claramente quais dispositivos você já usou e/ou formatou. Isso ajudará a evitar desastres no futuro.

Caixa de cartão de memória Pelican 0915
Caixa de cartão de memória Pelican 0915

O poder é essencial

Ao sair para uma sessão de fotos, é uma boa prática carregar o maior número possível de baterias de reserva e saber quanto tempo elas duram. Você pode adicionar um punho de bateria à sua câmera DSLR ou mirrorless para estender o tempo de filmagem. A alça vertical VG-C4EM da Sony ou as alças laterais de alimentação da Tilta podem alimentar sua câmera por meio de um cabo ou bateria fictícia. Muitos fabricantes oferecem placas de bateria que permitem adicionar uma montagem Gold de alta capacidade ou uma placa ou conversor de bateria V-mount , portanto, suas opções são abundantes.

Punho vertical Sony VG-C4EM
Punho vertical Sony VG-C4EM

Você também pode considerar uma estação de energia compacta como o Blind Spot Gear Power Junkie , que possui uma bateria de grande capacidade que pode alimentar sua câmera, bem como outros periféricos como smartphone, câmera de ação ou gimbal.

Empacotando tudo

Nenhum kit de videografia é verdadeiramente portátil sem estojos de transporte funcionais. Para acesso rápido na corrida, uma bolsa de carregamento superior como a Dr. Bag da Acro permite que você acesse seu equipamento a partir de uma única abertura. Se você preferir uma mochila, a mochila para câmera da Manfrotto oferece divisores de espuma e bolsos úteis para manter seu equipamento organizado. Se o seu equipamento for muito pesado, a bolsa de rodas Pro Trekker RLX da Lowepro é outra ótima opção a considerar. Para tripés, sliders, rigs de ombro e outros itens longos, a Roller Bag da Impact é essencial. Ele também tem um amplo espaço de bolso para extras, como placas de câmera sobressalentes, fitas e ferramentas.

Mochila Manfrotto Pro Light Front Loader 24,5 L para câmera
Mochila Manfrotto Pro Light Front Loader 24,5 L para câmera

Algo mais?

Há muitos pequenos itens essenciais que podem fazer uma grande diferença durante a filmagem. Alguns extras para ter sempre à mão incluem:

  • Fita adesiva
  • Um cartão de balanço de branco
  • Fita métrica
  • Luvas
  • Uma caneta e um caderno
  • Um marcador (ou uma caneta apagável/graxa se estiver usando um follow focus com um disco em branco)
  • C47s
  • Grampos
  • Cabos de extensão
  • carregadores de bateria
  • baterias extras
  • Uma moeda ou uma chave para placas de tripé
  • Um conjunto multiferramenta / chave de fenda
  • Suprimentos para limpeza de lentes

Esperamos que nossa visão geral e recomendações de produtos tenham lhe dado uma ideia melhor do que incluir em seu kit de videografia portátil. Se você tiver alguma dica ou recomendação, sinta-se à vontade para deixá-la na seção de comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *