Bosma entra no mercado 8K com a câmera G1 Pro Cinema
Bosma entra no mercado 8K com a câmera G1 Pro Cinema
Embora não seja uma revelação recente – Bosma exibiu uma câmera 8K por quase dois anos – a G1 Pro 8K Cinema Camera da Bosma parece estar chegando aos clientes muito em breve. A câmera do sistema Micro Four Thirds promete fornecer imagens 8K de alta qualidade a um preço acessível.
Usando um sensor CMOS de 33MP 4/3″, o G1 Pro pode capturar vídeo 8K em até 30p ou vídeo 4K em até 60p. Claro, Full HD também está disponível, embora também seja limitado a 60p. Embalando o profissional usual conectores e opções de streaming significa que pode não ser a melhor opção para cineastas ou criadores independentes, mas é uma opção intrigante para aplicações de transmissão e vigilância. O encaixe de lente Micro Four Thirds também facilita encontrar lentes ou adaptar quase qualquer outra coisa que você quer usar.
Os benefícios de trabalhar com 8K hoje são escassos; no entanto, é fácil reconhecer a vantagem de ter pixels extras para trabalhar. Ser capaz de perfurar 2 ou 4 vezes enquanto mantém uma imagem nítida e detalhada é valioso.
Quanto à qualidade, o G1 Pro poderá gravar em 8 bits usando H.264 ou 10 bits com o codec H.265. A gravação em 4K é feita a 150 Mb/s e 8K se beneficia de uma taxa de bits de 600 Mb/s. ProRes 422 também está disponível para manter a melhor qualidade de imagem possível. Ou você pode produzir uma imagem completa de 8K através da porta HDMI 2.1.
O design é semelhante a muitas câmeras estilo caixa que foram lançadas nos últimos anos. É um pouco reminiscente do Z CAM. A câmera possui uma variedade de roscas de montagem de 1/4″-20 e o lado esquerdo do corpo possui um LCD de 2″ e controles para o menu.
Adequando-se a uma câmera projetada para streaming ou rede, o G1 Pro possui Wi-Fi, extensão 5G e conectividade Ethernet. Para configurações multi-câmera em transmissão, há portas de entrada e saída de código de tempo BNC padrão.
O tamanho pode ser um dos maiores pontos de venda para quem deseja instalá-lo em seu estúdio ou usá-lo em um equipamento, pois mede apenas 5 x 4,3 x 4,3″ e pesa menos de 3 lb.
O sistema parece ter algumas conveniências modernas, especialmente quando se trata de armazenamento. Um slot para cartão CFast ajudará na gravação interna, mas também suporta gravação em um SSD externo por meio da porta USB-C e streaming em nuvem por meio de uma extensão Wi-Fi/5G externa.
Esta é uma opção de câmera intrigante que parece ter como alvo um público específico. Já existem opções 8K mais acessíveis no mercado, mas as câmeras mirrorless estão longe de ser o formato ideal para muitas aplicações de cinema e transmissão. Muitas pessoas ficarão melhor servidas com outra câmera de cinema (potencialmente mais barata) limitada a uma opção 6K mais razoável e sensor maior, já que a qualidade nem sempre é sobre a resolução.
Ainda assim, é sempre bom ver mais players em um mercado ainda pequeno. Se você deseja obter 8K com algumas opções decentes de equipamento e conectividade, o Bosma G1 Pro pode ser a melhor e mais acessível câmera do mercado hoje.
O que você acha do Bosma G1 Pro? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.