Equilibrando longo alcance e peso leve: anunciando a lente Nikon Z 800mm f/6.3 VR S
Preparada para agitar o que significa ser uma superteleobjetiva, a Nikon acaba de anunciar a objetiva NIKKOR Z 800mm f/6.3 VR S. Resumido perfeitamente pelo slogan “Todo o alcance, metade do peso”, esta lente é a nova visão da Nikon em uma lente de 800 mm, que agora usa um elemento Phase Fresnel para reduzir drasticamente o peso e o tamanho para tornar essa enorme distância focal algo que é verdadeiramente portátil. Mais do que apenas uma lente elegante, a Nikon também se certificou de imbuir esta lente com um design óptico elegante, capaz de ser a progressão lógica da versão F-mount 800mm, e algo que combina melhor com o espírito do que seu sistema sem espelho de montagem Z é tudo sobre.
Alcançar
Em primeiro lugar, esta é uma lente prime de 800 mm. Por si só, esse é um recurso de destaque. É uma distância focal super longa desenvolvida especificamente para obter imagens em close-up e precisas de assuntos distantes, como pássaros, vida selvagem e esportes. É inerentemente uma distância focal de nicho, mas o design novo e leve torna essa lente um pouco mais atraente para o fotógrafo curioso. Outro ponto-chave sobre o alcance: no lançamento, é a lente mais longa disponível para o sistema sem espelho Z da Nikon e é a primeira lente Z a fazer uso de um elemento PF, que primeiro ganhou atenção com o popular F-mount 300mm f/4 e Lentes 500mm f/5.6 .
Mobilidade
O que é sem dúvida mais atraente sobre este novo 800mm é sua construção portátil e surpreendentemente leve. Em comparação com a lente F-mount 800mm f/5.6 , esta nova lente Z-mount é 50% mais leve! Ainda é robusto – afinal, é uma lente de 800 mm – mas pesando 5,25 libras gerenciáveis, esta nova 800 mm f / 6.3 pode ser portátil em determinadas circunstâncias. O outro aspecto principal do design reduzido é uma redução de 16% no comprimento total, chegando agora a pouco mais de 15 “de comprimento.
Lata de refrigerante NIKKOR Z 800mm f/6.3 VR S Vs 6″
Ambos os benefícios podem ser atribuídos à inclusão da Nikon de um elemento Phase Fresnel, que apresenta um layout exclusivo que substitui essencialmente a necessidade de usar vários outros elementos de vidro convencionais em um design óptico. O elemento PF é uma reminiscência de uma lente Fresnel, com seus círculos concêntricos finos, e tem o benefício adicional de reduzir aberrações cromáticas e franjas de cores. Alguns contribuintes adicionais para o fator de forma reduzido da nova lente são a menor abertura máxima f/6.3 e o fato de ser uma lente projetada para câmeras sem espelho com uma distância focal de flange mais curta. Sobre a abertura – é verdade que esta nova lente é 1/3 de um stop mais lenta que a antecessora de montagem F, mas considere todos os outros benefícios deste novo design,
Detalhe
Além do elemento Phase Fresnel, essa lente também inclui elementos de dispersão extra baixa (ED) e refração de comprimento de onda curto (SR). Todos combinados, esses elementos especializados eliminam virtualmente as aberrações cromáticas e comáticas em toda a faixa de foco para uma reprodução de cores verdadeiramente precisa e a clareza cristalina que você esperaria de uma supertele de alto nível. Um revestimento de nanocristais também foi aplicado, o que suprime reflexos e fantasmas para melhorar o contraste ao trabalhar em condições de iluminação brilhante e retroiluminada.
Velocidade
É natural que uma distância focal como essa seja usada em conjunto com as câmeras mais rápidas, como a Z9 , por exemplo, e essa lente precisa acompanhar o desempenho empolgante de uma câmera principal. Em termos de foco, a lente apresenta um sistema multifoco que usa motores de passo para fornecer desempenho de foco rápido e responsivo que acompanha o rastreamento do assunto e os modos de disparo contínuo. Este sistema também permite a substituição de foco manual em tempo integral para aplicações de fotografia mais estacionárias, como ao trabalhar a partir de um tripé e focar em assuntos pausados.
Do outro lado da “velocidade” está a Redução de vibração, que compensa os efeitos da trepidação da câmera em até 5 pontos para melhor se adequar ao disparo portátil com velocidades mais lentas do obturador. Quando usado com Synchro VR, até 5,5 paradas de compensação são possíveis. Considerando o design leve desta nova lente, é engraçado dizer que é realmente viável fotografar na mão com uma lente de 800 mm, mas é verdade. E a RV será um grande benefício para aqueles momentos selecionados em que você deseja empregar a flexibilidade portátil de trabalhar com uma supertelefoto de movimento livre.
Confiabilidade
Por fim, chegamos à confiabilidade. Como uma lente superteleobjetiva que provavelmente será usada por amadores avançados e profissionais, a Nikon certificou-se de encaixar a lente com a vedação apropriada e design durável para lidar com as condições mais adversas. As juntas de borracha evitam que poeira e umidade entrem na lente e os elementos expostos também apresentam um revestimento de flúor que repele a marcação e é mais fácil de limpar do que o vidro não revestido.
Assim como a primeira supertelefoto do sistema Z, a Z 400mm f/2.8 TC VR S , esta nova lente de 800mm tem um arranjo intuitivo e altamente funcional que coloca todos os controles, mostradores e anéis – como botões Fn, um interruptor limitador de foco, o anel de controle e o botão de ajuste de memória – em uma posição fácil de lembrar para reduzir a necessidade de mover o olho do visor. Além disso, a lente possui distribuição de peso balanceada com o centro de gravidade colocado sobre a montagem rotativa do tripé para uma panorâmica mais natural ao fotografar em um tripé, monopé ou portátil. Além disso, caso 800 mm não seja o suficiente para você, a lente é compatível com os Teleconversores Z TC-1.4x e TC-2x.
A nova 800mm f/6.3 VR S da Nikon certamente será um sucesso para o sistema Z. É uma das lentes mais exclusivas para entusiastas de supertelefotos, apresentando um design leve e portátil que a torna mais atraente do que as primes supertele insuportavelmente pesadas do passado. É emocionante ver a Nikon finalmente aproveitando o potencial prometido do design de câmeras sem espelho e fazendo uso de suas inovações ópticas para lançar uma lente como essa. Quais são seus pensamentos sobre a nova lente de 800 mm da Nikon? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.