Apple silenciosamente lança novos iPads e uma Apple TV 4K atualizada
A algumas semanas, a Apple anunciou discretamente um iPad redesenhado, juntamente com um iPad Pro e Apple TV 4K atualizados . Os novos dispositivos chegaram sem a habitual fanfarra e keynote que esperamos da empresa. Isso não quer dizer que as atualizações não sejam dignas de nota, com o iPad Pro finalmente recebendo o chip M2 que estreou no início deste ano no MacBook Air e no MacBook Pro de 13 polegadas, juntamente com um redesenho emocionante para o iPad básico.
iPad de nível básico redesenhado e um teclado mágico em tamanho real
Único produto verdadeiramente “novo” revelado na atualização de outubro, o novo iPad apresenta inúmeras mudanças de design, com bordas mais planas. Mais notavelmente, ele possui uma tela Liquid Retina de 10,9 polegadas e também substitui a porta Lightning com conectividade USB-C.
A Apple mudou algumas coisas, com o Touch ID agora no botão superior do iPad, em vez do botão home, que foi removido completamente, deixando este iPad mais alinhado com seus irmãos mais modernos. Além disso, a câmera frontal ultrawide de 12MP agora está posicionada no lado mais longo da tela. A câmera traseira foi atualizada para 12MP para fornecer fotos de alta resolução e vídeo 4K detalhado com suporte para câmera lenta de 240 quadros por segundo.
Ele é alimentado pelo chip A14 Bionic, que a Apple diz oferecer uma melhoria geral de desempenho de 3x em relação ao iPad da geração anterior. O dispositivo agora suporta Wi-Fi 6 e a versão para celular é compatível com 5G. Infelizmente, a Apple também cancelou a porta de fone de ouvido.
Um dos acessórios mais interessantes anunciados para o iPad redesenhado é um novo Magic Keyboard Folio (incrivelmente, esta atualização não chegou ao Pro’s Keyboard). O Folio, com preço de US$ 249, possui teclas de tamanho normal e um trackpad com suporte para uma experiência de clique em qualquer lugar e gestos Multi-Touch. O teclado se conecta magneticamente ao Smart Connector na borda do iPad, que fornece energia e dados como nas versões anteriores.
iPad Pro recebe um grande impulso com o M2
A atualização para o iPad Pro marca este como o modelo de sexta geração em sua linha “Pro”. Você ainda pode escolher entre uma tela de 11 e 12,9 polegadas e ainda possui a mesma tecnologia de tela Mini LED encontrada na versão 2021.
Obviamente, o recurso de estreia encontrado no Pro atualizado é a inclusão do chip M2 da Apple. De acordo com os próprios testes de desempenho do M2 da Apple, os usuários podem esperar “até 15% mais rápido que o M1 – com avanços nos núcleos de desempenho e eficiência e uma GPU de 10 núcleos, oferecendo desempenho gráfico até 35% mais rápido para os usuários mais exigentes . Combinado com a CPU e a GPU, o Neural Engine de 16 núcleos pode processar 15,8 trilhões de operações por segundo – 40% a mais que o M1 – tornando o iPad Pro ainda mais poderoso ao lidar com tarefas de aprendizado de máquina. O chip M2 também possui 100 GB/s de largura de banda de memória unificada – 50% a mais que o M1 – e suporta até 16 GB de memória unificada rápida, tornando a multitarefa e o trabalho com grandes ativos ainda mais fluidos.”
No lado do software, a Apple promete uma “experiência de foco de próximo nível” com o Apple Pencil que detecta essencialmente quando ele está posicionado um pouco acima da tela e pode permitir que os usuários vejam uma prévia de sua marca antes de fazê-la. permite que os usuários esbocem e ilustrem com ainda mais precisão e é uma fantástica atualização de qualidade de vida para profissionais que utilizam o Apple Pencil em seu fluxo de trabalho.
O Pro também apresenta outras atualizações, incluindo suporte a Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3 e até captura de vídeo ProRes. De acordo com as alegações da Apple, os downloads são de até 2,4 Gb/s, 2x mais rápido que a geração anterior. Os modelos Wi-Fi + Celular com 5G agora também suportam mais redes 5G em todo o mundo.
Outro recurso notável do Pro introduzido pelo iPadOS 16 inclui uma experiência multitarefa totalmente nova que organiza automaticamente aplicativos e janelas para permitir a alternância rápida entre tarefas. O novo recurso é chamado Stage Manager e a Apple tem planos para desbloquear suporte total a telas externas com resoluções de até 6K ainda este ano, permitindo que os usuários organizem até quatro aplicativos na tela externa e quatro no próprio iPad.
Apple TV 4K agora com controle remoto alimentado por USB-C
O Apple TV 4K atualizado agora é alimentado pelo chip A15 Bionic e possui suporte a HDR10 +, um controle remoto alimentado por USB-C e um preço mais baixo de US $ 129 para o modelo básico. O modelo de 128 GB custa US $ 149.
Está disponível em duas configurações: Apple TV 4K (Wi-Fi), que oferece 64 GB de armazenamento; e Apple TV 4K (Wi-Fi + Ethernet), que oferece suporte para Gigabit Ethernet para rede e streaming rápidos; Protocolo de rede de malha de rosca para conectar ainda mais acessórios domésticos inteligentes; e duas vezes o armazenamento para aplicativos e jogos (128 GB).
Ao contrário da geração anterior, os dois modelos apresentam algumas diferenças com o modelo básico sem recursos encontrados no mais caro, que oferece suporte para Gigabit Ethernet para rede e streaming rápidos e um rádio Thread para melhor controle doméstico inteligente.
O novo Siri Remote parece idêntico ao anterior, exceto que agora carrega via USB-C, o que é mais um passo emocionante para os dispositivos da Apple que fazem a troca e, eventualmente, eliminam gradualmente seu conector Lightning proprietário. Outra boa notícia é que você também poderá comprar o controle remoto separadamente!