Insta360 ONE X2: A melhor câmera 360 que você pode comprar
A Insta360 ONE X2 completou recentemente um ano de idade e, para comemorar, pegamos a melhor câmera 360 atual em uma estada de seis dias em Marrocos e Paris. Enquanto estávamos lá, testamos o ONE X2 para ver se a câmera múltipla ainda era a melhor em sua classe.
Alerta de spoiler: Sim, ainda é.
A Insta360 ONE X2 é um sucessor digno do ONE X, que, na época de seu lançamento, era uma de nossas câmeras 360 favoritas. Embora mantenha o mesmo sensor de imagem e design geral de seu antecessor, o ONE X2 representa uma atualização significativa, que inclui uma tela de toque colorida revolucionária, bateria mais longa, melhor áudio, classificação à prova d’água IPX8 de 33 ‘e, de alguma forma, ainda mais ferramentas de edição e processamento de imagem do que seu antecessor.
Desempenho de vídeo e imagem
Embora tenha o mesmo sensor CMOS de 1 / 2.3 “que seu predecessor, o ONE X2 ainda produz alguns dos vídeos e imagens mais bonitos que você verá em qualquer câmera 360 do mercado. Parte da razão pela qual a qualidade da imagem é tão bom é o referido sensor, que, embora ligeiramente desatualizado, ainda pode gravar vídeo em 360 graus 5.7K50 com codificação H.265 e capturar fotos de 18MP. Ele também se beneficia dos perfis de cores retrabalhados do ONE X2, que aumentam o contraste, e cores brilhantes realmente se destacam.
A outra razão pela qual a qualidade da imagem parece tão boa é a lista exaustiva de modos de fotografia e ferramentas de edição com suporte de AI do ONE X2. Não estou brincando quando digo que existem literalmente muitos recursos sobre os quais escrever, então vou dedicar meu tempo a alguns dos meus favoritos.
Steady Cam: Embora o objetivo principal do ONE X2 seja gravar e editar vídeos em 360 graus, ela também pode capturar alguns conteúdos não 360 realmente impressionantes. A Steady Cam transforma o ONE X2 em um atirador de lente única e grande angular – à la GoPro ou outra câmera de ação convencional semelhante. Embora sua resolução de saída seja reduzida para um máximo de 1440p50 no modo Steady Cam, a qualidade da imagem permanece excepcional – especialmente o vídeo, que sai super suave, graças à estabilização FlowState embutida e tecnologia de nivelamento de horizonte da Insta360.
Dica profissional: para ativar a estabilização do FlowState, você precisará alternar para a opção Pro enquanto filma no modo Steady Cam. Steady Cam tem duas opções de fotografia: Básica e Profissional. A opção Básica usa a estabilização padrão na câmera para gravar. A opção Pro usa o recurso aprimorado de estabilização FlowState, que você pode aplicar na postagem.
TimeShift: TimeShift é um dos meus modos de vídeo favoritos. Também é meio difícil de visualizar com base apenas na descrição. Quando eu explico isso para as pessoas, geralmente apenas falo sobre a cena do Knight Bus em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban . É assim.
Bullet Time: se eu pudesse mencionar apenas um argumento de venda sobre o ONE X2, provavelmente seria o efeito Bullet Time. Este modo permite que você crie alguns visuais verdadeiramente únicos e alucinantes – a grandiosidade de palavras que não transmitem facilmente.
Dica profissional: ao fotografar no Bullet Time, certifique-se de cronometrar o que está ao seu redor. Você balançará a câmera acima da cabeça, portanto, certifique-se de ter espaço suficiente para operar e pode girar a câmera livremente sem o risco de atingir qualquer espectador inocente.
Dica Extra Profissional: O Bullet Time funciona melhor durante o dia, em áreas bem iluminadas. Tentei filmar um clipe do Bullet Time na ponte Pont Alexandre III ao anoitecer (le flex), mas a filmagem não foi muito nítida. Para fotos com pouca luz, você deseja usar o modo PureShot, que faz um trabalho admirável de ajustar a faixa dinâmica em suas fotos, para que você obtenha melhor contraste e detalhes em suas fotos com pouca luz.
MultiView: Atualmente, estou obcecado com este modo. MultiView é um recurso amigável ao vlogger que permite dividir a tela em duas perspectivas diferentes. Usei durante as filmagens da motocicleta do meu primo e tornou a filmagem muito divertida – quase íntima. Você vê Paris e minha reação à cidade maravilhosa ao mesmo tempo, quase como se estivéssemos vivenciando isso juntos.
Então. Muitos. Recursos.
TimeShift, Bullet Time, Multiview – são apenas a ponta do iceberg da Insta360. Desde a incrível plataforma de edição com suporte de IA, Shot Lab, até o recurso de auto-equilíbrio subaquático AquaVision, o ONE X2 aparentemente tem um modo, calibração ou modelo que pode servir à sua ideia mais bizarra ou inventiva. Embora eu não tenha conseguido usar todos os modos ou recursos tão completamente como gostaria, experimentei-os o suficiente para dizer que, com exceção de um ou dois outliers, o ONE X2 cumpre quase todas as suas promessas.
Desempenho da tela sensível ao toque
Como mencionado acima, o ONE X2 vem com uma tonelada de novos recursos e atualizações. Agora é mais robusto e resistente à água. A bateria é maior e mais robusta (falaremos mais sobre isso em alguns minutos). Ele tem novos compartimentos travados e uma melhor aderência geral, e assim por diante. Mas, desses recursos atualizados, nenhum é mais notável do que a nova tela colorida sensível ao toque, que pode ser usada para alterar configurações, selecionar modos e reproduzir. É uma interface bem-vinda e altamente responsiva que, embora eu não me lembre de ter desejado uma quando o ONE X original estreou pela primeira vez, não consigo imaginar operar o ONE X2 sem ela. Não é o recurso que penso primeiro quando estou discutindo a abundância de atualizações do ONE X2, mas é o que eu provavelmente sentiria mais falta se ele não existisse.
Desempenho da bateria
A bateria de 1630mAh do ONE X2 é significativamente maior do que os 1200mAh de seu predecessor, assim como seus alegados 80 minutos de autonomia. O ONE X pode reivindicar apenas 60 minutos de vida útil da bateria.
No entanto, o piloto naquele suposto tempo de execução de 80 é que ele só se aplica se você estiver gravando um vídeo 5K30. No momento em que você começa a usar qualquer um dos outros recursos intensivos de energia do ONE X2, especialmente qualquer uma das automações de IA, o tempo de execução diminui. A boa notícia, porém, é que você pode conectar o ONE X2 a uma fonte de alimentação compatível via USB-C e poderá continuar a fotografar enquanto carrega.
Dica profissional: o ONE X2 não apenas requer um pouco de energia extra para executar seus recursos que consomem mais energia, mas também a edição da filmagem desses recursos requer um dispositivo móvel moderno. Quanto mais atual, melhor. Para que seu aplicativo funcione com desempenho máximo, o ONE X2 precisa aproveitar o poder de processamento encontrado nos dispositivos iOS e Android mais recentes – portanto, certifique-se de que o smartphone ou tablet que você planeja usar com o ONE X2 esteja atualizado. Dispositivos mais antigos provavelmente ainda podem executar o aplicativo Insta360, mas não de maneira ideal.
O veredito
Ironicamente, o que mais adoro no ONE X2 é também o que muitas vezes me frustra: as possibilidades infinitas. Cada vez que usei o ONE X2 em Paris, aprendi algo novo, algo legal, algo que me inspirou a tentar uma abordagem diferente para a edição, ou a cortar uma cena de uma determinada maneira. Essas inspirações levaram a novas ideias, novos clipes e novas aventuras, até que, finalmente, o tempo acabou e, embora eu tenha trazido de volta um tesouro de ótimas filmagens, ainda há tantas fotos que quero fazer. E as ideias continuam chegando. Eles nunca param. Possibilidades infinitas – essa é a maior força do ONE X2 e a razão pela qual ela é e provavelmente continuará sendo a melhor câmera 360 do mundo.
Se você é um vlogger, um aventureiro, um entusiasta da ação ou apenas alguém que gosta de fazer coisas realmente legais e ainda não experimentou o Insta360 ONE X2, recomendo que experimente. Já é fã? Deixe-nos saber qual recurso você mais valoriza nesta multicâmera. Estamos ansiosos para conversar com você na seção de comentários abaixo!