Apple lança MacBook Pro de 14 e 16″ com M1 Pro e M1 Max Silicon

Durante seu evento especial, a Apple “Libertou” a linha atualizada do MacBook Pro, com modelos de 14 e 16″ com a sua escolha dos novos chips M1 Pro e M1 Max da Apple. Como o silício M1 original, esses novos chips prometem oferecer desempenho e eficiência de energia dramaticamente melhorados. Os MacBook Pros foram anunciados junto com a próxima geração de Airpods, bem como algumas opções de cores atualizadas para o HomePod Mini. Aqui está um olhar completo para os maiores anúncios.

MacBook Pro

MacBook Pro
MacBook Pro

O headliner óbvio do evento ao vivo da Apple foi o anúncio do recém-reformulado MacBook Pro, com os novos “chips pro” da Apple, que foram projetados especificamente para o Mac: o M1 Pro e o M1 Max.

Quão poderosos são esses novos chips? De acordo com a Apple, ao aumentar a arquitetura original do M1, o M1 Pro oferece velocidade de desempenho, duração da bateria e eficiência energética dramaticamente aumentada. E o M1 Max leva essas capacidades melhoradas ainda mais longe. Quanto mais? Aqui está uma pequena amostra.

Comparado com uma configuração high-end do MacBook Pro de 13″ do ano passado com chip M1, um novo MacBook Pro de 14″ pode:

  • Renderizar vídeo 4K até 9,2x mais rápido no Final Cut Pro com M1 Pro e até 13,4x mais rápido com M1 Max
  • Renderiza os efeitos até 3,6x mais rápido no Blackmagic Design DaVinci Resolve Studio com M1 Pro, e até 5x mais rápido com M1 Max
  • Rastrear objetos até 8,7x mais rápido no Final Cut Pro com M1 Pro e até 11,5x mais rápido com M1 Max

Como a Apple conseguiu tornar esses novos chips muito mais poderosos? De acordo com a Apple, o M1 Pro e o M1 Max introduziram uma arquitetura de sistema em um chip (SoC) que possui memória unificada rápida e melhor desempenho por watt, juntamente com o aumento de 200 GB/s de largura de banda de memória com suporte para até 32GB de memória unificada para o M1 Pro e até 400 GB/s de largura de banda de memória e suporte para até 64GB de memória unificada. Essa é uma explicação muito falada, mas o resultado é um monstro de desempenho absoluto que de alguma forma consegue superar os MacBooks ultra-poderosos baseados em chips M1 do ano passado em quase todas as categorias.

Ambos os chips também adicionam um acelerador ProRes no motor de mídia, que a Apple afirma que fornecerá desempenho e processamento de vídeo intransigentemente rápidos. Como resultado, editores de vídeo profissionais podem editar até 30 streams de vídeo 4K ProRes, ou até sete streams de vídeo 8K ProRes, no Final Cut Pro. E isso não é tudo. Pela primeira vez, os editores de vídeo agora podem usar seu Mac para vídeo de cor em HDR no 8K ProRes 4444.

Muitos números? Aqui estão algumas estatísticas mais práticas.

Usando os mesmos modelos de comparação de antes, o novo MacBook Pro de 14″ entregará:

  • Até 2,9x mais rápido vetor combinado e desempenho de GPU raster em Affinity Photo com M1 Pro, e até 4,5x mais rápido com M1 Max
  • Detecção de edição de cena até 4,4x mais rápida em vídeo ProRes 422 em Adobe Premiere Pro
  • Desempenho até 1,5x mais rápido com M1 Pro e até 2x mais rápido com M1 Max ao selecionar assuntos em imagens no Adobe Photoshop

Os exemplos de quão bem o novo MacBook Pro supera o modelo do ano passado (que, apenas um lembrete, era, até agora, o laptop mais poderoso que a Apple já construiu) são essencialmente infinitos. O takeaway é o novo MacBook Pro com o chip M1 Pro ou M1 Max pode esmagar qualquer tarefa com fome de recursos, como edição de fotos e vídeos de alta resolução, permitindo que até mesmo usuários profissionais voem através dos fluxos de trabalho mais exigentes.

 Carregador Magsafe
Carregador Magsafe

Em termos de design físico, o MacBook Pro atualizado possui um novo gabinete de alumínio e design térmico. O redesign adiciona uma I/O atualizada também, incluindo um slot de cartão HDMI e SDXC embutido. Até o carregador Magsafe volta. De acordo com a Apple, os fãs internos raramente precisam se ligar, tornando este um dos MacBooks mais silenciosos até o momento. Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0 estão a bordo. A vida útil da bateria também ganha um impulso notável. De acordo com a Apple, o modelo de 14″ oferece até 17 horas de reprodução de vídeo, enquanto o modelo de 16″ entrega até 21 horas de reprodução de vídeo.

Por último, mas não menos importante, o novo MacBook também possui uma tela Liquid Retina XDR redesenhada. A nova tela utiliza a mesma tecnologia mini-LED que fez o display mais recente do iPad Pro tão vibrante e inegavelmente lindo. Falando em vibrante: o novo display do MacBook Pro pode fornecer até 1.600 nits de brilho máximo e 1.000.000:1 de contraste. E, finalmente, a tecnologia ProMotion chega ao Macbook Pro, trazendo consigo uma taxa de atualização adaptativa de até 120Hz, otimizando imagens de vídeo e garantindo desempenho ultra-fluido e responsivo.

AirPods

AirPods
AirPods

A Apple também revelou a terceira geração de sua série airpodsmais vendida. Ostentando um novo redesenho, áudio espacial e ainda mais vida útil da bateria, os novos AirPods parecem prontos para continuar seu reinado como os “fones de ouvido sem fio mais populares do mundo”.

Semelhante às gerações anteriores, os AirPods de terceira geração são leves e focados em conforto, ajuste seguro e posição ideal para entregar áudio no ouvido. O redesign também possui uma haste um pouco mais curta que é destinada a tornar os airpods já leves ainda menos obtrusivos.

O novo design também inclui novos recursos de áudio, incluindo algumas das experiências de som inovadoras encontradas nos fones de ouvido Premium AirPods Max da Apple — como o Adaptive EQ e o novo recurso de áudio espacial da Apple com rastreamento dinâmico de cabeça. Esses novos recursos suportam o desempenho de áudio global já excelente dos AirPods.

A duração da bateria, que já era sólida entre fones de ouvido sem fio, também ganha um impulso. Os AirPods de terceira geração oferecem uma hora extra de duração da bateria, elevando a quantidade total de tempo de escuta que você recebe — incluindo uma caixa de carga completa — até 30 horas.

HomePod mini

HomePod mini
HomePod mini

O HomePod mini não recebeu nenhum tipo de atualização de desempenho, mas recebeu algumas novas opções de cores. Além dos clássicos esquemas de cores brancas e cinzas espaciais, você pode obter o seu HomePod mini em amarelo, laranja ou azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *